A psicoterapia consiste em um conjunto de práticas terapêuticas que ocorrem entre o paciente e o profissional psicólogo, com a intenção de buscar o autoconhecimento e a melhora da saúde mental.
Através reflexões sobre a história, o modo de vida atual e as perspectivas de futuro, o terapeuta pode auxiliar o paciente no entendimento de seus desejos, sentimentos, atitudes e problemas pelos quais passa, com a intenção de aliviar o sofrimento psicológico e ampliar suas possibilidades de viver no mundo atual.
O papel de um psicólogo não é a de dar conselho diretivos a respeito da queixa trazida pelo paciente, mas sim ajudá-lo a promover e ampliar reflexões e considerações a respeito de si, de forma que o próprio paciente possa se responsabilizar pelas escolhas e decisões que venha a tomar, possibilitando transformações individuais.
A terapia é recomendada para qualquer pessoa que deseja melhorar aspectos emocionais em sua vida e não somente para quem tem algum tipo de transtorno mental. Muitos esperam chegar a uma situação limite de sofrimento para buscar ajuda de um profissional. Porém, o ideal é que se procure um psicólogo tão logo se perceba sinais como tristeza, angústia, ansiedade, medos ou mesmo quando se passa por transformações significativas em sua vida que o levam à perda de sentido.